Bem e foi hoje, apeteceu-me vir aqui escrever qualquer coisinha.
Ainda não o tinha dito, mas gosto imenso desta criação do blogue (obrigado Mena). Estes textos dão prazer de ler, sinto falta deste lado mais analítico do voleibol.
Este último texto sobre o ‘stress competitivo’ é realmente algo que toda a gente tem noção mas que nada ou muito pouco se tem feito para combater. Acho que no geral a equipa anda com muito pouca confiança em praticamente todas as acções do jogo, mas isso já todas reparámos…vamos ate às negras e perdemos e cada jogo que passa a confiança vai morrendo mais um bocadinho. Inicia-se nova semana de treino e sinto que os treinos e os jogos estão a ficar arrumados em gavetinhas completamente diferentes…o ambiente é outro, a exigência é outra, em treino sinto-me muito menos pressionada, tal e qual como foi falado na 2ªfeira no treino…mas é complicado manter-me focada no jogo que se vai disputar no fim-de-semana, alias pouco vou além do ‘jogamos contra quem?’…é triste e gostava de evoluir muito mais no voleibol…isto de estar aqui a escrever realmente ajuda a pensar um bocadinho no que realmente vamos fazer ao treino. As vezes deixo-me levar pelo conceito do ‘treinar’…’ah vou treinar’…treinar para o que? Lá esta a grande lacuna treino-jogo.
Mena este texto ajudou-me a relembrar certas coisinhas muito importantes que tenho que trabalhar, como por exemplo o “self talk” positiva, apesar de já muita gente me ter chamado a atenção para tal, continua a ser um grande problema para mim, constantemente penso de forma negativa e tem vindo a perturbar o meu desempenho já desde há muito tempo. Outra coisa que se passa frequentemente comigo é estar ‘cheia de pica’ antes do jogo que depois no seu decorrer é abafada pela pressão/stress, e no final sinto claramente que o jogo não foi o tal momento de alegria e realização que devia ter sido, independentemente do resultado.
Sem dúvida que o stress competitivo me inibe imenso em jogo, sinto-me por vezes perdida como passadora, tenho dificuldade em analisar as jogadas, se foram boas escolhas…etc, agradeço imenso toda a ajuda da equipa e das dicas que dão durante o jogo, porque as vezes fica difícil de perceber.
No ultimo jogo disseste-me assim Mena…’descontrai, não penses’ ..ate tem piada e percebi parcialmente a mensagem que querias transmitir, mas fez-me sem duvida questionar o meu papel ali dentro por uns segunditos!hehe.
Ihh pah, este texto já vai longo e desorganizado, não é que sirva muito de ajuda à equipa…é apenas um desabafo ou reflexão que me apeteceu exprimir aqui.
AH, já me ia esquecendo de dizer que, foste tu Mena, neste jogo com a Filipa, que quando entrámos para o 3ºset, me ajudou a dar o ‘clique’ para a reviravolta que estávamos a precisar. E daqui em diante vou tentar ter sempre em mente o ‘jogar como se fossemos as melhores jogadoras do mundo’.
Quando for grande quero ser como tu…ahaha :b
Fico à espera dos tais ‘anexos’ prometidos ^^
tão querida. pois, é que realmente o que está a faltar é esta aitude positiva, que tem de ser treinada, em cada uma de nós. e se isso existir, vamos sentir-nos muito seguras, mesmo quando erramos. Porque há mais 5 que estão lá para nós.se cada uma de nós meter na cabeça que não há hipótese de não sermos bem sucedidas... até podemos não ser... mas vai ser mesmo muito difícil.
ResponderEliminarAcho que tu estás tão interessada que podias ler umas coisas sobre volei e sobre táctica do passador. Mas tens de ganhar confiança, porque se pensas em tudo, ficas muito ansiosa...ainda por cima n tens tempo para pensar... no teu caso tens mesmo que descontrair... e pensar como se "fosses a melhor", mas sem esquecer que até esses falham.
E eu n sou melhor que ninguém... Mas gosto de ver toda a gente mais feliz...
Ah. hoje levo umas coisas para tirares fotocópias. Há um artigo que brevemente vou colocar aqui. É o Vasco que tem. E porque não comprares aquele livro? vai lá ver o link. e no amazon apanha-se tudo.
ResponderEliminarHAKA maristas...não tenho tido a disponibilidade que gostava para participar no blog... mas ADORO a iniciativa e vou fazer os possíveis para ser mais participativa.
ResponderEliminarAndreia saber o que temos de mudar já é um passo importante para melhorarmos...é preciso é TRANQUILIDADE..:P Mena- Só queria reforçar a ideia do CLICK porque senti exactamente o mm:)
Sei que temos td para atingir bons resultados...VAMOS A ELES!...ou a ELas! eheh
Bjinho Mariana